Não é à toa que diversas pessoas adoram escrever em agendas e diários…escrever é bom para a saúde! E para provar que isso é verdade, separamos alguns estudos que mostram os efeitos da escrita na prática. Confira 😉
Escrever pode curar
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, pegou pessoas de 64 a 97 anos e pediu para que elas escrevessem sobre seus problemas pessoais durante três dias seguidos. Depois de duas semanas, uma biópsia foi realizada no braço de cada um e eles receberam um acompanhamento durante 21 dias.
Com isso, os pesquisadores perceberam que 76% das pessoas que escreveram sobre seus sentimentos os havia curado totalmente em 11 dias ao compararem com os 42% das pessoas que não fizeram nada. Os pesquisadores acreditam que a prática de escrever ajuda acalmar o indivíduo, reduzindo os hormônios ligados ao estresse no corpo, melhorando assim a imunidade.
Escrever ajuda a lidar com os problemas
Um outro estudo acompanhou diversos engenheiros desempregados, que ao escreverem sobre as dores do fracasso conseguiram achar um novo trabalho mais rápido.
Depois de oito meses, quase 48% já estavam empregados se comparado com quem não criou esse hábito. De acordo com a pesquisa, os profissionais escreveram que sentiam menos raiva em relação ao chefe antigo e que estavam bebendo muito menos.
Escreva no papel
Usar papel e caneta para fazer suas anotações te ajuda a guardar melhor a informação. Uma pesquisa feita na Noruega com um grupo de adultos fez com que eles aprendessem um novo idioma.
Os que aprenderam a partir da escrita manual foram muito melhores dos que utilizaram o teclado. Os pesquisadores acreditam que isso ocorre por conta do esforço na escrita manual, facilitando a fixação da memória.
Fazer listas de gratidão
Você pode escrever cinco frases simples! Com isso, você dormirá melhor, será mais otimista e terá menos problemas de saúde. É o que mostra a pesquisa da Universidade da Califórnia.
Os benefícios não foram percebidos somente pelos pesquisadores. Os pares (esposas e maridos) notaram uma melhora na qualidade de vida de seus parceiros.
O que você está esperando para começar a escrever?
Leave a Reply